Você provavelmente conhece este peixe de "Procurando Nemo", certo? O peixe-palhaço é uma espécie considerada sob ameaça, mas de forma "indireta". Isto porque o agravamento do Efeito Estufa, ou Aquecimento Global, tem causado alterações drásticas nas águas oceânicas. A alteração da temperatura média das águas, somada à poluição vinda da atividade humana, dificulta a sobrevivência dos corais, que são sensíveis a esse tipo de alteração climática.
Parte desses recifes de corais, as anêmonas, são o lar dos peixes-palhaço e estão se tornando cada vez mais raras em várias regiões do planeta. Eles estabelecem entre si uma relação ecológica de mutualismo: O peixe utiliza a anêmona como proteção/abrigo para si mesmo e para os seus ovos. Em troca, o peixe-palhaço mantém a anêmona limpa se alimentando de restos de resíduos e de parasitas.
Por isso se fala em uma "ameaça indireta", já que as anêmonas estão seriamente ameaçadas. Um estudo publicado pela revista Nature Communications em 2016 indica que a diminuição da população destes Cnidários (grupo de invertebrados que inclui as anêmonas e águas-vivas) pode diminuir também em até 73% a viabilidade de ovos do peixe-palhaço, que passa a estar mais exposto com menos anêmonas nos recifes de corais.
Adaptado de:
https://www.dw.com/pt-br/procurando-nemo-est%C3%A1-ficando-mais-dif%C3%ADcil/a-40932497
Comments